Hoje na história

23.set.1997

U2 faz show histórico em Sarajevo

No dia 23 de setembro de 1997, o U2 fez um show histórico em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. A banda foi a primeira a apresentar-se no país desde o fim da Guerra da Bósnia, que aconteceu entre 1992 e 1995. A apresentação reuniu jovens muçulmanos, sérvios e croatas.

Inicialmente, o U2 sugeriu fazer um show beneficente na cidade, mas foi solicitado que a banda fizesse uma apresentação completa da turnê PopMart Tour. O concerto reuniu pessoas de diferentes etnias, que já haviam até se enfrentado durante a guerra. Uma das canções interpretadas foi "Miss Sarajevo", escrita pela banda em parceria com Brian Eno.

O U2 começou a se envolver com a cidade em 1993, durante a etapa europeia da turnê Zoo TV (1992-93). Naquela época, a banda realizou transmissões noturnas via satélite conversando com bósnios durante seus espetáculos. Embora a guerra tenha feito com que o U2 fosse impossibilitado de visitar Sarajevo, eles prometeram, eventualmente, fazer um show na cidade, o que de fato aconteceu. Os integrantes do grupo consideram o show como um de seus momentos de maior orgulho. 

A Guerra da Bósnia foi causada por uma combinação complexa de fatores políticos e religiosos. O fervor nacionalista, além das crises políticas, sociais e de segurança que se seguiram ao fim da Guerra Fria e à queda do comunismo na antiga Iugoslávia são apontados como os principais motivos para a guerra. Foi o conflito mais prolongado e violento da Europa desde o fim da II Guerra Mundial, com duração de 1.606 dias. A guerra causou cerca de 200.000 vítimas entre civis e militares.


Imagem: xrayspx, via Wikimedia Commons