Hoje na história

14.jan.1995

Último show da banda Legião Urbana, que marcou época no Brasil

A banda Legião Urbana, considerada porta-voz de toda uma geração de jovens brasileiros, fez sua última apresentação no dia 14 de janeiro de 1995, em Santos, litoral do estado de São Paulo. O trio formado pelo vocalista Renato Russo, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá encerrava a turnê do álbum O Descobrimento do Brasil. Em seu derradeiro show, o grupo tocou 22 canções. Naquele dia, além de seus clássicos, os músicos também tocaram "Smells Like a Teen Spirit", do Nirvana.

A Legião Urbana foi fundada em 1982 em Brasília, Distrito Federal. Após algumas mudanças de integrantes, a banda lança seu primeiro disco em 1985 com a formação que incluía também o baixista Renato Rocha (que deixaria o grupo em 1989). Em pouco tempo o grupo se tornou um dos maiores expoentes da explosão do rock brasileiro da década de 1980. Álbuns como Dois (1986), Que País É Este (1987) e As Quatro Estações (1989) emplacaram diversos hits nas rádios de todo o país.

Com o tempo, a Legião Urbana se consolidou como um dos mais influentes grupos do rock nacional. A banda deixou sucessos como "Será", "Geração Coca-Cola", "Que País é Este?", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", entre outros. Para alguns fãs, a paixão e a veneração pelo grupo chegava a ter um tom messiânico, sendo que alguns a chamavam de Religião Urbana. Renato Russo, contudo, sempre rejeitou este status.

O líder do grupo morreu no dia 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, vítima de complicações da AIDS. A banda declarou o fim oficial de suas atividades onze dias depois.


Imagem: Foto Divulgação [CC BY 3.0 br], via Wikimedia Commons