27.Maio.1986

Lançado no Japão o game Dragon Quest (Dragon Warrior)

O game Dragon Quest (mais conhecido fora do Japão como Dragon Warrior) era lançado em um dia como este no ano de 1986. Trata-se do primeiro videogame role-playing (RPG) da franquia Dragon Quest. Ele foi produzido pela Enix (atual Square Enix) e desenvolvido pela Chunsoft para o Family Computer (conhecido no Japão como o Famicom). Dragon Warrior foi, mais tarde, desenvolvido para várias plataformas de videogame, incluindo o MSX, PC-9801, X68000, Super Famicom, Game Boy Color e, mais recentemente, para  telefones celulares.
 
O jogo é sobre um descendente do herói lendário Roto, que luta contra o malvado Ryuou (rei dragão). O confronto dura até a Terceira saga. A partir daí começa a saga Tenkuu (Celeste), que dura até a sexta saga. Histórias completamente novas compoẽm a sétima e oitava saga. O jogo foi criado por Yuji Horii, que se inspirou em outros RPGs como Wizardry, Ultima e o seu próprio título, em 1983, no caso The Portopia Serial Murder Case. Artista de mangá e criador do  Dragon Ball, Akira Toriyama produziu a arte do jogo. Koichi Sugiyama compôs a música.
 
Dragon Quest obteve sucesso comercial no Japão, mas não foi recebido da mesma maneira nos Estados Unidos. Mais tarde, os críticos ocidentais observaram problemas no jogo, mas reconheceram a sua importância para o gênero. Em um geral, Dragon Warrior é considerado o game que estabeleceu um modelo básico para os RPGs japoneses que seriam mais tarde lançados para consoles.