04.set.1821

Morre José Miguel Carrera, líder da emancipação do Chile

José Miguel Carrera Verdugo nasceu em 15 de outubro de 1785 e faleceu em 4 de setembro de 1821. Foi um político e militar chileno. Líder da emancipação do Chile e destacado participante nas guerras de independência, chefe de governo e primeiro general em chefe do Exército do Chile.

Nos últimos anos os descendentes da família Carrera e de seus amigos mais próximos tentaram que se reconhecesse novamente José Miguel como um dos Pais Fundadores do Chile, dentro do contexto de um processo emancipador que não foi obra de só um homem, senão um fato coletivo, fruto do esforço de muitas pessoas, entre as quais se destacam homens e mulheres como Manuel Rodríguez, Ramón Freire, Javiera Carrera, Juan Martínez de Rozas, entre outros. Atualmente o Exército do Chile reconheceu José Miguel Carrera como seu primeiro comandante-em-chefe.

Em 24 de novembro do ano de 2005, a Armada do Chile, batizou um submarino de guerra com o nome "General Carrera", o que constitui outro fato na reivindicação histórica do líder ao tratar-se do primeiro navio de guerra que tem seu nome.

 

"Sempre achei digno de um homem honrado sacrificar sua reputação e sua pátria."

"Morro pela liberdade da América."

José Miguel Carrera