Inicio

Ministro do STF Luís Barroso e convidados debaterão ao vivo no History sobre ódio nas redes sociais

Por History Channel Brasil em 20 de Outubro de 2020 às 18:40 HS
Ministro do STF Luís Barroso e convidados debaterão ao vivo no History sobre ódio nas redes sociais-0

No dia 30 de outubro a partir das 15h, acontece o evento online “Os Limites do Discurso de Ódio nas Redes Sociais”. O encontro será gratuito e pode ser assistido no YouTube, Facebook, Twitter e site do canal HISTORY. O evento é resultado da parceria entre a produtora e distribuidora ELO Company, o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E), a Agência Lupa e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e faz parte da campanha de lançamento do documentário “A Verdade da Mentira”, coproduzido pela ELO, canal HISTORY e IT&E. 

“O evento tem o objetivo de refletir sobre como o Brasil vai se preparar para fortalecer o combate à crescente onda de desinformação, discurso de ódio e linchamentos virtuais nas eleições de 2020 e buscar soluções concretas para resolver o problema”, explica Ariel Kogan, codiretor do IT&E. 

Serão três painéis com uma hora de duração cada e mediação de Débora Freitas, jornalista e repórter da CNN Brasil. O primeiro, “Como Enfrentar o Discurso de Ódio no Contexto Eleitoral?”, acontece às 15h, com participação do Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE; Fernando Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib); e Petria Chaves, jornalista e apresentadora do programa Revista CBN (rádio CBN), do podcast Revisteen CBN Joca e apresentadora do documentário "A Verdade da Mentira".


Assita ao especial: A VERDADE DA MENTIRA
Neste especial, uma jornalista irá ivestigar e mostrar as frentes de resistência do universo digital no monitoramento e interceptação de desinformação, notícias falsas e uso de robôs (bots) para proteger o processo democrático das eleições brasileiras em 2018 de danos colaterais.


O segundo painel, “A experiência de grupos minoritários que sofrem com discursos de ódio”, tem início às 16h30 e terá participação do Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP; Rabino Michel Schlesinger, rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista (CIP); Djamila Ribeiro, filósofa e escritora; Cristina Naumovs, consultora de criatividade e inovação; e Rodney William, babalorixá e antropólogo. 

Já no terceiro painel, “Como prevenir os linchamentos virtuais na eleição de 2020?”, às 18h, vão participar Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa; Thiago Rondon, Coordenador digital de combate à desinformação no TSE; Luciano Santos, Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e Marco Aurélio Ruediger, Diretor da FGV DAPP. 

“‘A Verdade da Mentira’ é mais uma de nossas produções com objetivo de impacto social. Apartidário e com foco na compreensão de como a tecnologia é utilizada visando a polarização, o documentário contará com estratégia de lançamento totalmente inovadora e abrangente incluindo diversas plataformas de VOD”, conta Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da ELO Company. 

O documentário estreia no dia 26 de outubro nas plataformas digitais NET NOW, Looke e Vivo Play, e também pode ser assistido no site oficial do filme. O canal HISTORY lança a produção com exclusividade em PayTV no dia 08 de novembro, às 20h45.