Inicio

Conheça a importância dos imigrantes brasileiros na reconstrução da economia portuguesa

Por History Channel Brasil em 08 de Setembro de 2019 às 11:51 HS
Conheça a importância dos imigrantes brasileiros na reconstrução da economia portuguesa-0

A maior comunidade estrangeira de Portugal é formada por brasileiros. Atualmente, vivem no país cerca de 85 mil brasileiros, ou 20,3% dos imigrantes. Nos últimos anos, há um aumento na imigração brasileira para lá. Essa nova leva de imigrantes vindos do Brasil é vista com bons olhos, já que eles estão ajudando a recuperar a economia portuguesa após um período de recessão.

[Vídeo relacionado: Família Saraiva: Habibs - EPISÓDIO COMPLETO - #BrasilDeImigrantes]

Hoje em dia, os brasileiros são os estrangeiros que mais investem em Portugal. Esses investimentos se concentram principalmente no mercado imobiliário, mas os imigrantes do Brasil também apostam em outros empreendimentos. Estima-se que os brasileiros investiram cerca de R$ 2,9 bilhões no país em 2018. A tendência para os próximos anos é de que os investimentos continuem a crescer.

Entre 2004 e 2010, auge da recessão no país, muitos trabalhadores portugueses foram para Espanha, França, Suíça e Inglaterra em busca de maiores salários e melhores oportunidades de emprego. A chegada dos imigrantes brasileiros é percebida justamente como uma forma de Portugal compensar essas perdas. Isso porque o perfil dos novos brasileiros em Portugal é de pessoas com melhores qualificações profissionais.

Um estudo recente aponta que Portugal precisaria receber uma média de 100 mil imigrantes por ano nas próximas quatro décadas para não desaparecer como país. Receber imigrantes brasileiros também seria útil para preservar a população. As ligações históricas, linguísticas e culturais entre os dois povos também ajudaria a manter a identidade portuguesa.


Fontes: R7, Deutsche Welle e Paivense

Imagem: Shutterstock.com