Inicio

Experimento revela que os cães nascem prontos para nos entender

Por History Channel Brasil em 14 de Setembro de 2020 às 12:34 HS
Experimento revela que os cães nascem prontos para nos entender-0

A boa comunicação entre cães e humanos é fruto dos milhões de anos de convivência e parceria entre as duas espécies. Vários fatores ajudam a explicar nossa relação especial com os cachorros, como a genética e a produção de oxitocina, o "hormônio do amor". Mas uma pesquisa recente aponta que esses animais praticamente já nascem prontos para nos entender.

O estudo foi comandado pela bióloga Anindita Bhadra, do Instituto de Educação e Pesquisa Científica de Calcutá, na Índia. Para a pesquisa, ela e sua equipe observaram a reação de cães que vivem na rua a comandos de humanos desconhecidos. Durante o teste, os cachorros se deparavam com dois recipientes, um contendo comida e o outro vazio, sendo que uma pessoa apontava para um deles. Será que os animais dariam preferência ao pote indicado pelo humano, independentemente de seu conteúdo?


 

ASSISTA AO NOVO EPISÓDIO DE DESAFIO PRA CACHORRO


 

Em testes parecidos feitos com cachorros de estimação, os animais mostravam uma boa sintonia com seus donos, escolhendo o recipiente apontado por eles. No novo estudo os resultados se repetiram. De acordo com os pesquisadores, os cães de rua escolheram na maioria dos casos o pote para o qual um humano que eles não conheciam apontava.

Ao todo, 120 animais participaram do teste. Praticamente metade deles (59 cães) se aproximou de algum dos potes. Os restantes ficaram parados ou foram em outra direção, o que os cientistas associam com uma ansiedade possivelmente relacionada com experiências negativas anteriores. Dos cachorros que se aproximaram, por volta de 80% (47) foram na direção apontada pelo instrutor, independentemente se estavam cheios de comida ou não.

Para os cientistas, a influência humana foi evidente. Por isso, eles concluíram que cachorros já nascem capazes de entender algumas ações humanas, mesmo sem treinamento. "Achamos bastante animador que os cães consigam obedecer um gesto tão abstrato como apontar com a mão", disse Bhadra. "Isso significa que eles observam os humanos com atenção, inclusive aqueles que veem pela primeira vez, e usam esta compreensão sobre os humanos para tomar uma decisão. Isso mostra a inteligência e a adaptabilidade destes animais", completou.

Esse tipo de comunicação explica por que cachorros respondem tão bem ao adestramento. Saiba mais sobre como treinar o comportamento de seu cão em casa neste artigo do site Meu Pet


Se você gostou de DESAFIO PRA CACHORRO, irá gostar também de TOP DOG: Cães policiais, no Canal A&E. Quarta, às 18h50.
Oferecido por Seresto, #Até8MesesDeProteção contra pulgas, carrapatos e leishmaniose.


Canal A&E: SKY 138/538 HD | NET/Claro 138/638 HD | Oi TV 73 HD | Vivo: 550/856 HD


Fonte: BBC

Imagem: Shutterstock.com