Inicio

Revolução móvel: redes Mesh permitirão a comunicação sem Internet

Por History Channel Brasil em 24 de Novembro de 2020 às 14:52 HS
Revolução móvel: redes Mesh permitirão a comunicação sem Internet-0

A ideia de se comunicar por telefone ou de conectar-se à internet em locais remotos e sem acesso a redes pode parecer absurda, mas não tanto quanto imaginamos: a tecnologia das redes de malha sem fio não só poderia proporcionar essa proeza como também representa uma potencial segunda revolução das comunicações móveis. A tecnologia baseada nas redes de malha (‘mesh network’ em inglês) não é uma novidade, embora seus benefícios ainda se encontrem em etapa de experimentação.

Trata-se de uma rede que permite interconectar todos nós ao mesmo tempo, sem precisar de um servidor central, reduzindo os inconvenientes causados por falhas de equipamento. Com essa rede, os usuários de smartphones poderão conectar-se entre si mesmo fora de áreas de cobertura do serviço de telefonia celular. “Em comparação com a internet ‘normal’, que se baseia em poucos pontos de acesso centralizados ou fornecedores de acesso à internet, as redes de malha possuem muitos benefícios”, afirmou Primavera de Filippi, pesquisadora do Centro Berkman para Internet e Sociedade da Faculdade de Direito de Harvard, em seu artigo publicado na revista Wired.

“No entanto, essa rede ainda não foi muito bem-sucedida. Acredito que é o momento de reconsiderar seu potencial e transformar a malha das redes em realidade. Não apenas por causa de seus benefícios óbvios, mas também porque oferece um modelo de internet nativo para a construção de comunidades e de governos”, acrescentou.  


Fonte: Wired

Imagem: shutterstock