Inicio

Skyquake: sons "apocalípticos" são ouvidos no céu e causam medo ao redor do mundo

Por History Channel Brasil em 14 de Janeiro de 2022 às 14:04 HS
Skyquake: sons "apocalípticos" são ouvidos no céu e causam medo ao redor do mundo-0

Uma série de sons muito parecidos com trombetas ou zumbidos provocaram medo e suscitaram diferentes teorias sobre o fim do mundo em abril. No Brasil, diversas pessoas nas redes sociais relataram terem ouvido esses barulhos no início do mês. Mas qual é sua origem?



Segundo os cientistas, trata-se de um fenômeno atmosférico chamado de “skyquake” (terremoto no céu, em tradução livre).

Esse fenômeno produz fortes estrondos e pode até chegar a causar tremores. Apesar de não haver consenso sobre as causas dos skyquakes, existe uma teoria mais aceita. De acordo com a hipótese, defendida por especialistas da NASA, esse tipo de terremoto no céu se deve à colisão de massas de ar na atmosfera. Variações bruscas de temperatura que influenciam o movimento do ar estariam por trás dessas ocorrências. 

Há registros de skyquakes ao menos desde o século XIX. Esses terremotos no céu podem se formar em qualquer parte do mundo. Ultimamente eles foram percebidos com maior intensidade na América do Sul, Estados Unidos e Austrália.

Mas por que tanta gente ouviu o fenômeno recentemente? Os cientistas acreditam que o silêncio que hoje prevalece nas cidades devido à quarentena facilitou a percepção do skyquake. Anteriormente, os ruídos não eram tão notados devido ao movimento de veículos e a outras fontes de poluição sonora.

Skyquake: sons


 Fonte: Clarín 

Imagens: Shutterstock.com