Inicio

3 gênios que só foram valorizados depois de mortos

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 10:58 HS
3 gênios que só foram valorizados depois de mortos-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

Impossível não começar logo falando de Vicent Van Gogh.

O pintor holandês passou todos os apertos e mais um pouco. O irmão dele, o Theo, que segurava as pontas financeiras. Há biógrafos que indicam que ele só vendeu um quadro em vida.

Isso mudou quando ele morreu.

Hoje, o museu destinado ao artista, em Amsterdã, capital da Holanda, sempre tem fila. A lojinha de souvenirs vende que é uma beleza. Todo mundo quer levar uma lembrança dos traços de Van Gogh.

Mais detalhes da vida do gênio? É só apertar o play.

Outra figura que só foi reconhecida depois de morta é o matemático Évariste Galois. Ele foi importantíssimo para o desenvolvimento dos estudos da álgebra.

Na escola, os professores dele não acreditavam que o seu pensamento tinha valor ( isso aconteceu com Einstein também). Muitos chamavam de louco. Matemáticos indicavam a desistência dos estudos.

Galois faleceu muito cedo, com 20 anos.

Quer saber como ele foi assassinado? Parece loucura, mas não é. Aperte o play.

E, para completar esse time, temos um brasileiro.

Lima Barreto sofreu muito preconceito. Alguns críticos falavam que a escrita era confusa. Outros críticos falavam que os pensamentos eram distantes da realidade. Muitas pessoas ignoravam pelo racismo.

O autor de “O triste fim de Policarpo Quaresma” foi o homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty 2017.

**

Sei que poderia falar de mil pessoas, mas ainda vou fazer uma parte 2 desse vídeo. Quem eu deveria incluir?

Escreve pro [email protected].

Até semana que vem. 


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.