Inicio

3 tretas históricas entre franceses e brasileiros

Por History Channel Brasil em 27 de Agosto de 2019 às 15:01 HS
3 tretas históricas entre franceses e brasileiros-0

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron, respectivamente presidentes do Brasil e da França, estão protagonizando uma intensa troca de farpas por causa da Amazônia.

Isso me fez lembrar que não é novidade uma relação não amistosa entre os dois povos, contando ainda com os portugueses, nossos colonizadores.

Quer exemplos?

Franceses já sequestraram o Rio de Janeiro e a população teve que pagar pelo resgate.  

Franceses e Brasileiros já brigaram por causa de lagostas na costa de Pernambuco.

Franceses já atacaram o Amapá atrás do ouro. Cabralzinho se demonstrou um verdadeiro Chuck Norris na luta pelo espaço.

Franceses já se engraçaram com Fernando de Noronha.

Franceses já criaram uma colônia no Rio de Janeiro, tendo que ser expulsos em sangrenta batalha que custou a vida de Estácio de Sá.

Não custa lembrar que a família real portuguesa correu pro Brasil por causa de Napoleão Bonaparte.

Diminuindo bastante a pressão e invertendo o foco, mas ainda sim mostrando a rivalidade entre os dois países, o esporte sempre revelou os enfrentamentos.

No futebol, quem esquece ou nunca ouviu falar das copas de 1986, 1998 e 2006? Platini, Zidane e Henry?

Para muitos especialistas, Senna e Prost propiciaram o maior duelo de todos os tempos na Fórmula 1.

Nesse vídeo, trouxe detalhes  do que aconteceu no Rio de Janeiro em 1711, envolvendo o corsário Duguay-Trouin e a cidade sequestrada. Se o povo não pagasse o resgate, tudo viraria pó.

Também conto sobre a descoberta do ouro no norte do Amapá, proporcionando uma verdadeira corrida pela riqueza. Franceses e brasileiros brigaram pelo espaço. A confusão foi parar nas cortes internacionais.

Por fim, e também demonstrando a habilidade peculiar de nossa diplomacia, conto sobre a conhecida “Guerra das Lagostas”. Franceses e brasileiros entraram em conflito por causa do crustáceo. Isso rolou na costa de Pernambuco. Até navio militar os franceses enviaram pra cá.

Aperta o play pra saber tudo. E não deixe de se inscrever no canal.


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.