Inicio

5 avanços impressionantes conquistados pela engenharia genética

Por History Channel Brasil em 15 de Setembro de 2017 às 11:16 HS
5 avanços impressionantes conquistados pela engenharia genética-0

Embora existam controvérsias éticas, técnica trouxe avanços notáveis no campo da medicina.

Abaixo, alguns dos fatos mais surpreendentes dos últimos anos:


Prevenção da malária: A malária continua causando centenas de milhares de mortes humanas todos os anos. Em 2015, cientistas da Imperial College London, no Reino Unido, identificaram três genes responsáveis pela fertilidade do mosquito transmissor da doença, o que poderia reduzir drasticamente as taxas de infecção.

Dor crônica: Em março deste ano, pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, conseguiram modificar os genes responsáveis pela inflamação dos tecidos causadores da dor crônica.

HIV: Um grupo de cientistas das universidades Temple e de Pittsburgh, nos Estados Unidos, foi capaz de inibir o vírus causador do HIV e impedir que ele continuasse se reproduzindo nos corpos de diferentes animais infectados.

Câncer: Em 2016, um paciente chinês que sofria de câncer de pulmão foi a primeira pessoa no mundo a receber um tratamento inovador. Trata-se de uma injeção no sangue, pela qual os genes causadores da propagação cancerígena foram inibidos.

Cegueira congênita: A empresa americana Editas criou uma terapia genética que será testada em seres humanos no final deste ano. Ela seria capaz de reparar as mutações genéticas causadoras da cegueira infantil conhecida como neuropatia ótica hereditária de Leber.


Fonte: VIX

Imagem: Shutterstock