Inicio

5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento

Por History Channel Brasil em 13 de Março de 2020 às 17:15 HS
5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento-0

Existe no mundo uma quantidade assombrosa de vulcões ativos que podem entrar em erupção a qualquer momento e sem aviso prévio. Pesquisadores do Reino Unido alertaram recentemente sobre o possível colapso do vulcão Tungurahua, no Equador, mas a verdade é que a atividade vulcânica por todo o planeta representa um risco iminente. Estes são cinco dos vulcões mais perigosos do mundo:

1 - Monte Ruapehu, Nova Zelândia

5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento - 1

Até dezembro de 2019, não era considerado um vulcão com risco iminente, mas entrou em erupção repentina, matando 21 pessoas em White Island.

2 - Kilauea, Havaí

5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento - 2

A última erupção aconteceu em 2018, e este é considerado um dos vulcões mais ativos da Terra, tendo expelido lava continuamente de 1938 a 2018. Os pesquisadores acreditam que ele voltará a entrar em erupção muito em breve. 

3 - Tungurahua, Equador

5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento - 3

Possui uma altura aproximada de 5000 metros e sua última erupção registrada foi em 2016. Os pesquisadores estão convencidos de que este vulcão está mostrando sinais de colapso estrutural. Caso isso ocorra, poderá haver avalanches capazes de atingir dezenas de quilômetros.

4 - Anak Krakatoa, Indonésia

5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento - 4

É considerado imprevisível e entrou em atividade em junho de 2018, provocando um tsunami que matou centenas de pessoas na Indonésia. 

5 - Monte Nyiragongo, República Democrática do Congo 

5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento - 5

Este vulcão é considerado o mais perigoso do mundo, não tanto pela quantidade de lava que expele, mas pelos gases venenosos que libera. Em janeiro de 2002, uma erupção do Nyiragongo matou cerca de uma centena de pessoas na cidade próxima de Goma. 


 

Fonte: Infobae 

 Imagens: Shutterstock.com