Inicio

5 erros banais que mudaram a história para sempre

Por History Channel Brasil em 04 de Agosto de 2017 às 13:02 HS
5 erros banais que mudaram a história para sempre-0

A história é construída com grandes planos, mas alguns erros bobos são capazes de mudar o curso dos acontecimentos.

Vídeo relacionado:

Kerkaporta: Em 1453, os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, o que levou à queda do Império Romano do Oriente. A história poderia ter sido completamente diferente se um dos guardas responsáveis por proteger a muralha noroeste não tivesse se esquecido de fechar a porta. Esse erro permitiu a entrada das tropas lideradas pelo sultão Maomé II.

Titanic: O naufrágio do Titanic, uma das maiores tragédias marítimas da história, poderia ter sido evitado se Fred Fleet, o responsável por avistar possíveis perigos para o navio, não tivesse esquecido a chave do armário onde estavam os binóculos que o ajudariam na sua tarefa.

Penicilina: O primeiro antibiótico talvez não houvesse existido se Alexander Fleming não tivesse se esquecido de limpar seu laboratório antes de sair de férias. Ao retornar, Fleming encontrou um fungo que havia matado uma de suas culturas bacterianas - e foi assim que fez sua grande descoberta. 

Pardais: O ditador chinês Mao Tsé-Tung ordenou que todos os pardais de seu país fossem exterminados, os quais, na época, eram considerados uma praga. Alguns anos depois, uma fome trágica, causada pelo desequilíbrio ambiental provocado pelo extermínio dos pássaros, assolou o país.

Dia D: O desembarque das tropas aliadas na Normandia poderia não ter sido tão bem-sucedido se Rommel, o oficial nazista responsável por defender o litoral francês, não tivesse decidido viajar à Alemanha para comemorar seu aniversário, convencido de que o ataque inimigo não aconteceria nessa data.


Fonte: VIX

Imagem: Shutterstock