Inicio

5 maiores mistérios da História: Santo Sudário, Atlântida e outros casos intrigantes

Por History Channel Brasil em 12 de Fevereiro de 2021 às 16:21 HS
5 maiores mistérios da História: Santo Sudário, Atlântida e outros casos intrigantes-0

O passado da humanidade está repleto de episódios nebulosos que permanecem sem solução. Confira abaixo cinco dos maiores mistérios da História que continuam a intrigar pesquisadores:

O Santo Sudário é autêntico?

5 maiores mistérios da História: Santo Sudário, Atlântida e outros casos intrigantes - 1
Domínio Público, via Wikimedia Commons

O Santo Sudário é uma das mais famosas relíquias cristãs. O pano teria envolvido Jesus após a crucificação, preservando as marcas do rosto e do corpo de Cristo. O tecido de linho mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação. 

Mas a peça é autêntica? Alguns estudiosos acreditam que ela seria uma falsificação produzida durante a Idade Média. O Sudário está guardado na Catedral de Turim e raramente é apresentado ao público. A Igreja Católica não tem uma opinião oficial a respeito da peça. Para a instituição, fica a critério de cada fiel decidir se acredita ou não em sua autenticidade.

O que acontece no Triângulo das Bermudas?

5 maiores mistérios da História: Santo Sudário, Atlântida e outros casos intrigantes - 2Koska Ill/Shutterstock.com

O mistério sobre o Triângulo das Bermudas começou depois que aviões militares carregando 14 pessoas desapareceram no local em 1945. Outros desaparecimentos de aviões e embarcações no local foram relatados, entre eles duas aeronaves da British Airways, que sumiram sem deixar vestígios nos anos de 1948 e 1949. 

Situado entre as Ilhas Bermudas, a Flórida e Porto Rico, o Triângulo continua a intrigar a humanidade. Algumas pessoas acreditam que os desaparecimentos estariam relacionados com alienígenas. Outras teorias falam de fenômenos sobrenaturais ou de buracos de minhoca que serviriam como portais para viagens no tempo. Apesar dos incidentes no local, autoridades afirmam que a região não apresenta registros anormais em maior quantidade do que em qualquer outro lugar onde há grande tráfego aéreo ou marítimo.

Qual é a identidade de Jack, o Estripador?

5 maiores mistérios da História: Santo Sudário, Atlântida e outros casos intrigantes - 3
Shutterstock.com

Um dos assassinos em série mais famosos do mundo, Jack, o Estripador assassinou ao menos cinco mulheres que trabalhavam como prostitutas no distrito de Whitechapel, em Londres, em 1888. O modo inusitado como ele esquartejava suas vítimas sugeria que ele tivesse conhecimentos de anatomia.

O apelido "Jack, o Estripador" veio de uma carta escrita por alguém que afirmava ser o assassino de Whitechapel, publicada na época dos ataques. Ao longo do tempo, muitos já foram apontados como suspeitos, entre eles famosos como o pintor Walter Sickert e até mesmo o príncipe Albert Victor, neto da rainha Victoria. Até hoje não se conhece sua verdadeira identidade 

Onde está a tumba de Cleópatra?

5 maiores mistérios da História: Santo Sudário, Atlântida e outros casos intrigantes - 4
Shutterstock.com

 Cleópatra VII Filópator foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre III da Macedônia. Quando governava, ela foi amante do ditador romano Júlio César. Após a morte de César, teve um relacionamento com o cônsul Marco Antônio, com quem se aliou em uma guerra contra Roma. Após serem derrotados pelo imperador Otávio Augusto na batalha naval de Áccio, ambos cometeram suicídio.

Historiadores do passado relataram que Cleópatra e Marco Antônio teriam sido enterrados juntos, mas o local permanece desconhecido. Plutarco (45-120 d.C.) escreveu que a tumba estava localizada perto de um templo de Ísis, uma deusa egípcia. O monumento seria "elevado e belo", contendo tesouros feitos de ouro, prata, esmeraldas, pérolas, ébano e marfim. Atualmente, arqueólogos ainda alimentam esperanças de encontrá-lo.

Atlântida realmente existiu?

5 maiores mistérios da História: Santo Sudário, Atlântida e outros casos intrigantes - 5
Shutterstock.com

No século IV a.C., o filósofo grego Platão contava a respeito de um local lendário chamado Atlântida, que teria sido uma ilha ou continente no Oceano Atlântico. Seus habitantes teriam conquistado boa parte da Europa e da África em um passado distante. 

Segundo a lenda, Atlântida teria afundado após um conflito com os primeiros atenienses. Embora muitos estudiosos acreditem que a história de Platão não seja literal, eles sugerem que parte dela possa ser verdadeira. Uma possibilidade é que o relato trate, na verdade, da civilização minoica, que prosperou na ilha de Creta até cerca de 1400 a.C. Sua existência poderia ter inspirado a história da Atlântida.


Fontes: Live Science e CNN

Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons