NIKOLA TESLA

5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século

Considerado um gênio, ele teve ideias tão incríveis que só foram compreendidas depois de 100 anos
Por: HISTORY Brasil

Nikola Tesla não foi um dos inventores mais prestigiosos do século XIX. Seu trabalho foi vital para o desenvolvimento dos sistemas elétricos usados hoje. Além de ter sido um dos pioneiros da eletricidade, o cientista até previu algumas tecnologias que se tornariam realidade décadas depois, confira abaixo algumas delas:

Previsões de Tesla

Conexão wi-fi



A obsessão tecnológica de Tesla levou o inventor a teorizar sobre as possibilidades futuras de conexões sem fio. Sua previsão se concretizou na década de 1990, com o desenvolvimento da tecnologia utilizada atualmente em inúmeros dispositivos eletrônicos.

Smartphones



Em 1926, durante uma entrevista para a revista Colliers, ele usou a frase "tecnologia de bolso", conseguindo prever a invenção dos smartphones com quase 100 anos de antecedência. Sua ideia de criar uma tecnologia para transmitir imagens, música e vídeos ao redor do mundo se tornou realidade no início do século XXI.

Drones

Tesla chegou a fazer uma demonstração de um dispositivo que funcionava por controle remoto. Sua invenção espantou o público: muitos pensaram que havia um pequeno macaco que controlava o aparelho por dentro. O inventor acreditava que as máquinas controladas à distância em algum momento teriam um lugar importante para a humanidade.

Aviões de alta velocidade

Quando isso parecia tema de livros de ficção científica, Tesla imaginou aeronaves capazes de dar a volta ao mundo em alta velocidade. Ele acreditava que no futuro haveria rotas comerciais aéreas entre diferentes países por onde viajariam muitos passageiros.

Empoderamento feminino

Tesla afirmou que no futuro o sexo feminino se tornaria dominante e que as mulheres usariam a tecnologia sem fio para estudar e obter melhores empregos. Embora a relação direta da tecnologia com a emancipação das mulheres na vida social e política do século passado não seja tão evidente, elas realmente se tornaram líderes mundiais, ocupando posições de destaque no setor de tecnologia.


Fonte: BBC

Imagens: Istock.com