Inicio

5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século

Considerado um gênio, ele teve ideias tão incríveis que só foram compreendidas depois de 100 anos
Por History Channel Brasil em 24 de Maio de 2021 às 14:25 HS
5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século-0

Nikola Tesla não foi um dos inventores mais prestigiosos do século XIX. Seu trabalho foi vital para o desenvolvimento dos sistemas elétricos usados hoje. Além de ter sido um dos pioneiros da eletricidade, o cientista até previu algumas tecnologias que se tornariam realidade décadas depois, confira abaixo algumas delas:

Previsões de Tesla

Conexão wi-fi

5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século - 1

A obsessão tecnológica de Tesla levou o inventor a teorizar sobre as possibilidades futuras de conexões sem fio. Sua previsão se concretizou na década de 1990, com o desenvolvimento da tecnologia utilizada atualmente em inúmeros dispositivos eletrônicos.

Smartphones

5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século - 2

Em 1926, durante uma entrevista para a revista Colliers, ele usou a frase "tecnologia de bolso", conseguindo prever a invenção dos smartphones com quase 100 anos de antecedência. Sua ideia de criar uma tecnologia para transmitir imagens, música e vídeos ao redor do mundo se tornou realidade no início do século XXI.

Drones

5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século - 3

Tesla chegou a fazer uma demonstração de um dispositivo que funcionava por controle remoto. Sua invenção espantou o público: muitos pensaram que havia um pequeno macaco que controlava o aparelho por dentro. O inventor acreditava que as máquinas controladas à distância em algum momento teriam um lugar importante para a humanidade.

Aviões de alta velocidade

5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século - 4

Quando isso parecia tema de livros de ficção científica, Tesla imaginou aeronaves capazes de dar a volta ao mundo em alta velocidade. Ele acreditava que no futuro haveria rotas comerciais aéreas entre diferentes países por onde viajariam muitos passageiros.

Empoderamento feminino

5 previsões de Nikola Tesla que se concretizaram após um século - 5

Tesla afirmou que no futuro o sexo feminino se tornaria dominante e que as mulheres usariam a tecnologia sem fio para estudar e obter melhores empregos. Embora a relação direta da tecnologia com a emancipação das mulheres na vida social e política do século passado não seja tão evidente, elas realmente se tornaram líderes mundiais, ocupando posições de destaque no setor de tecnologia.


Fonte: BBC

Imagens: Istock.com