Inicio

Acelerador de partículas revela mistério em obra de arte

Por History Channel Brasil em 15 de Agosto de 2016 às 02:05 HS
Acelerador de partículas revela mistério em obra de arte-0

Impressionista Edgar Degas pintou retrato e, posteriormente, usou tela como base para outra obra. 140 anos depois, podemos ver a primeira imagem.

Usando um super raio-x, cientistas conseguiram visualizar uma imagem escondida debaixo de uma das pinturas do impressionista francês Edgar Degas. A mulher, cuja imagem Degas virou de cabeça para baixo antes de usá-la como base para uma nova pintura, foi provavelmente Emma Dobigny - uma das modelos favoritas dos artistas franceses do século XIX, afirmaram os pesquisadores.

Uma figura vaga e fantasmagórica foi emergindo lentamente, formando uma mancha cada vez mais escura sobre a face da modelo que a substituiu. Tentativas anteriores de descobrir algo sobre o original abandonado revelaram pouco mais do que um contorno fraco.

A imagem de Emma está debaixo da pintura "Portrait de Femme" (Retrato de uma mulher). Até hoje, os especialistas não sabem quem é a mulher vestida de preto nessa obra.

Acelerador de partículas
A descoberta foi possível graças ao Síncroton Australiano em Victoria, um acelerador de partículas que gera radiação para obter imagens de alta resolução em pesquisas, terapias ou análises forenses. A luz produzida "é um milhão de vezes mais brilhante que o sol, muitas ordens de magnitude maior em potência e intensidade em comparação com os raios-X padrão, como os do hospital", disse à AFP o especialista em síncroton e coautor do estudo Daryl Howard.

"Por causa da luz brilhante, somos capazes de revelar detalhes estruturais sem precedentes de qualquer material", acrescentou.

Os pesquisadores utilizaram o síncroton para criar onze "mapas" da tela original - cada um de um elemento metálico diferente dos pigmentos que Degas usou, incluindo arsênico, cobre, zinco, cobalto e mercúrio. O processo levou cerca de 33 horas.

O scanner com sincrotron também foi utilizado em 2008 para revelar o retrato de uma camponesa embaixo da pintura "Patch of Grass" de Vincent van Gogh.

Na foto abaixo, a primeira parte é a tela "Portrait de Femme" e, abaixo, a imagem de Emma Dobigny, que apareceu no raio-x.

Acelerador de partículas revela mistério em obra de arte - 1


Fonte: G1
Imagem: NGV/Australian Synchrotron