Inicio

Alemão confessa depois de 64 anos: eu derrubei o avião de Saint-Exupéry

Por History Channel Brasil em 03 de Agosto de 2016 às 10:22 HS
Alemão confessa depois de 64 anos: eu derrubei o avião de Saint-Exupéry-0

Em 1944, o autor de “O Pequeno Príncipe” desapareceu durante um voo. Somente 64 anos depois, a verdade é revelada.

Após mais de meio século de silêncio, em entrevista ao jornal argentino La Nación, o ex-piloto de caça alemão Horst Rippert confessou: “Eu derrubei o avião de Antoine de Saint-Exupéry e nunca fui capaz de me perdoar. Nesse dia, abati o mais amigo de meus inimigos”. Em seguida, lamentou-se: “Se soubesse que era ele, não teria disparado”.

Foi assim que terminou um mistério que surgiu em 31 de julho de 1944, quando o avião Lightining P-38, comandado pelo autor de “O Pequeno Príncipe”, desapareceu repentinamente durante um voo de reconhecimento nos céus de Toulon, no sudeste da França.

“Depois de tê-lo seguido, pensei: ‘se você não desaparecer rapidamente, vou derrubá-lo’. Disparei e o atingi nas asas. O avião caiu na água, mas não vi o piloto. Só depois que soube que se tratava de Saint-Exupéry”, recapitulou Rippert, um dos melhores pilotos da Luftwaffe.

Suas declarações vieram à tona após o lançamento do livro “Saint-Exupéry – O Último Segredo”, publicado recentemente na França. Rippert, de 88 anos, está longe de se sentir orgulhoso do fato, motivo pelo qual não quis participar dos eventos relacionados ao lançamento.

Assista ao filme da Fundação Saint-Exupéry (em francês):



Fonte: La Nación
Imagem: Domínio público