LEONARDO DA VINCI

Análise prova que obra atribuída a Leonardo da Vinci não foi criada por ele

Autoria do busto da deusa romana Flora era discutida há mais de 100 anos
Por: HISTORY Brasil

Em 1909, Wilhelm von Bode, curador do Museu Kaiser Friedrich, em Berlim, comprou por uma pechincha uma suposta obra de arte perdida de Leonardo da Vinci. Adquirido em uma galeria de Londres, o busto de da deusa romana Flora até hoje pertence ao acervo da instituição (que hoje em dia se chama Museu Bode). Após décadas de especulação sobre a verdadeira autoria da peça, novas análises apontam que ela não foi esculpida pelo gênio renascentista.

Verdadeiro autor não é da Vinci

Desde que a obra foi comprada por von Bode, especialistas contestavam a sua autoria. Em 1910, surgiu a informação de que o busto teria sido esculpido na década de 1840 pelo artista britânico Richard Cockle Lucas. Apesar de Albert, filho do escultor, ter confirmado a história, von Bode continuava a defender que o verdadeiro autor da peça era da Vinci.



A obra foi atribuída a da Vinci devido aos traços do rosto de Flora, semelhantes a inúmeros retratos de autoria dele. Até hoje, análises não haviam conseguido determinar a data em que a peça foi esculpida. No novo estudo, usando datação de carbono 14, os cientistas do Centro de Pesquisas Químicas de Paris descobriram que o busto foi feito a partir de materiais produzidos muitos anos após a morte do mestre da Renascença.

"O resultado situa os materiais de Flora entre os séculos XVIII e XIX, o que prova que o busto não foi produzido no Renascimento e, portanto, não pode ser atribuído a Leonardo", concluíram os pesquisadores. Além disso, os cientistas, liderados por Ina Reiche, descobriram que a matéria-prima principal do busto é espermacete (um tipo de cera derivado de baleias cachalotes) misturado com um pouco de cera de abelha. Esse tipo de material era o mesmo usado por Richard Cockle Lucas em suas obras, o que sugere que Flora é mesmo de autoria do artista britânico.



VER MAIS:


Fontes: Daily Mail e The Art Newspaper

Imagens: Shutterstock.com e Domínio Público, via Wikimedia Commons