Inicio

Anel medieval com emblema macabro de caveira é encontrado no País de Gales

Artefato é um memento mori descoberto com a ajuda de um detector de metais
Por History Channel Brasil em 06 de Abril de 2021 às 17:25 HS
Anel medieval com emblema macabro de caveira é encontrado no País de Gales-0

Caçadores de tesouros que usam detectores de metais são uma tradição na Grã-Bretanha. Recentemente, um homem encontrou uma faca medieval na Escócia, uma criança se deparou com uma espada de 300 anos na Irlanda do Norte e uma mulher achou uma moeda de ouro de meio século na Inglaterra. Agora, autoridades do País de Gales revelaram uma série de descobertas feitas com o uso desses equipamentos, incluindo um anel de ouro medieval com um macabro emblema de caveira.

Memento Mori

Segundo os especialistas, o anel de caveira é um memento mori (objeto que simboliza a inevitabilidade da morte, representado pela frase em latim que significa "lembre-se de que você vai morrer"). A inscrição, a forma do anel, o estilo do crânio gravado e as letras em itálico bem definidas indicam que a peça data de algum período entre 1550 e 1650. O Museu Nacional de Gales espera adquirir o artefato, que foi encontrado na comunidade de Carreghofa.

Anel medieval com emblema macabro de caveira é encontrado no País de Gales - 1

“Este é um raro exemplo de um anel memento mori dos primeiros anos das eras Tudor ou Stuart, com uma clara proveniência galesa. Seu propósito reflete a alta mortalidade do período, com o tema e a inscrição abordando a brevidade e as vaidades da vida", afirmou Mark Redknap, chefe adjunto de Coleções e Pesquisa da instituição. "Esta descoberta aumenta nosso conhecimento sobre as atitudes em relação à morte no País de Gales moderno", completou.

Além do anel, outras peças descobertas com a ajuda de detectores de metais foram apresentadas pelas autoridades do País de Gales, entre elas, estão moedas de ouro e prata, broches, fivelas e anéis. Todos eles as peças são itens pessoais que pertenceram a membros ricos da sociedade galesa do século IX ao século XVII.

VER MAIS:


Fonte: Wales Online

Imagens: Museu Nacional de Gales/Reprodução