semana santa

Aparições da Virgem Maria: conheça alguns casos pelo mundo

Por: HISTORY Brasil

Sem dúvida, de todas as figuras bíblicas, a Virgem Maria é a que mais apresenta relatos de aparições pelo mundo. Muitas delas são, supostamente, testemunhadas por várias pessoas, porém poucas da chamadas “aparições marianas” são reconhecidas pela Igreja Católica.



No México

Dentre as várias aparições, uma das que mais chamam a atenção é a de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, no ano de 1531. Ela foi vista por um indígena, Juan Diego, na Cidade do México, e o fato teve imensa repercussão e até influenciou no processo de colonização e catolização dos índios. Atualmente, a Basília do México recebe um milhão de pessoas para a festa anual da padroeira do México, comemorada no dia 12 de dezembro.



Na França

Uma outra aparição famosa de Virgem Maria, e que é reconhecida pela igreja católica, aconteceu na cidade de Lourdes, na França, em 1858. A virgem foi vista por Marie-Bernard Soubirous, que mais tarde foi canonizada pela Igreja Católica. De início, poucos acreditaram na garota que dizia ter visto a Virgem Maria. Contudo, em uma destas visões, a Virgem teria dito a Marie-Bernard onde haveria uma fonte de água. A garota começou a tirar a lama do chão e, dali, nasceu uma fonte que jorra água até os dias de hoje.

No Brasil

No Brasil, a Igreja reconhece aparições ocorridas na década de 30, em Campinas, para a irmã Amália Aguirre. Nas visões, a Virgem teria passado muitas mensagens de sacrífico e penitência. Nossa Senhora apresentou-se como Nossa Senhora das Lágrimas e ensinou-lhe o Terço das Lágrimas e uma nova medalha, a Medalha das suas Lágrima. Irmã Amália passou a divulgar a medalha pelo mundo, contudo, mais tarde, ela foi proibida pelo Vaticano. Somente 70 anos depois, a medalha voltou a ser divulgada.

Na Espanha

Contudo, uma das aparições mais intrigantes e inclusive documentada com fotos e vídeos foram as ocorridas entre os anos de 1961 e 1964 na pequena comunidade de Garabandal, na Espanha. A Virgem Maria foi vista por quatro meninas em várias ocasiões. Entre os fatos intrigantes está a chamada Queda Extática, em que as meninas caíam ao chão, na posição horizontal, durante horas, em estado de transe. Testemunhas da época alegam que quando duas ou mais das jovens, em êxtase, caíam juntas, os seus movimentos eram perfeitamente sincronizados.

No total, a Igreja Católica já reconheceu pelo menos 28 aparições da Virgem Maria pelo mundo, contudo há muitas outras que seguem sem reconhecimento.

Assista abaixo o especial sobre as aparições marianas do HISTORY:

Fonte:

Wikipedia