Inicio

Aprenda 6 técnicas científicas para ficar mais inteligente

Por History Channel Brasil em 07 de Março de 2017 às 10:42 HS
Aprenda 6 técnicas científicas para ficar mais inteligente-0

É possível ser mais inteligente? De acordo com cientistas, algumas técnicas podem ser úteis para ampliar as capacidades intelectuais. Conheça algumas delas! 


1. Fazer exercícios físicos: Um estudo neozelandês de 2013 revelou que a atividade aeróbica melhora a função executiva em adultos e crianças, ajuda a expandir a memória e a atenção seletiva e contribui para o desenvolvimento de habilidades “multitasking”.

2. Aprender idiomas: De acordo com um estudo sueco, falar mais de um idioma gera uma expansão do córtex cerebral, assim como do hipocampo (área responsável pela aprendizagem). Além disso, outro estudo demonstrou uma presença maior de matéria cinzenta nos lobos frontal e parietal (regiões do cérebro responsáveis pela atenção, autocontrole e memória de curto prazo) em pessoas que falam mais de um idioma.

3. Escrever à mão: Escrever sem utilizar aparelhos eletrônicos ajuda a reter a informação por mais tempo. O cérebro processa e registra tudo o que é escrito, dando lugar à formação de novas ideias.

4. Ler mais, principalmente ficção: De acordo com um estudo neurocientífico, quando um romance nos “prende”, a conectividade no giro supramarginal do cérebro (responsável pela percepção da linguagem) aumenta. Essas capacidades se mantêm após a leitura do livro, como uma espécie de “atividade de sombra” semelhante à memória muscular após a prática de esportes.

5. Tocar um instrumento musical: O treinamento musical melhora as funções neuronais, uma vez que exercita diversas áreas do cérebro que ampliam as habilidades comunicativas através de outros meios.

6. Comer chocolate: Segundo um estudo norte-americano, o chocolate melhora o fluxo sanguíneo em várias partes do cérebro, estimulando a função cognitiva. De acordo com outro estudo, o consumo de chocolate uma vez por semana provoca melhoras na memória e no pensamento abstrato.


Fonte: RT

Imagem: Shutterstock