Inicio

Arqueólogos encontram antiga estrada romana no fundo da Lagoa de Veneza

Graças às últimas tecnologias, foi possível confirmar o que se supunha: na região existem diversas infraestruturas romanas
Por History Channel Brasil em 02 de Agosto de 2021 às 12:04 HS
Arqueólogos encontram antiga estrada romana no fundo da Lagoa de Veneza-0

Pesquisadores descobriram as ruínas de uma antiga estrada romana no fundo da Lagoa de Veneza, na Itália. Segundo os especialistas, o caminho fazia parte de uma rede de vias romanas localizadas no nordeste veneziano. O achado pode provar que havia assentamentos na região séculos antes da fundação da cidade, em 421 d.C.

Vestígios de infraestrutura romana

Na década de 1960, o arqueólogo Ernesto Canal já havia sugerido que embaixo das águas de Veneza seria possível encontrar vestígios de infraestrutura romana. Isso abriu um debate entre a comunidade científica, mas por muito tempo foi impossível provar essa hipótese devido à escassa tecnologia disponível na época. Mas nos anos 1980, as primeiras evidências de pavimentos da época da Roma antiga começaram a ser descobertas no local.

 Arqueólogos encontram antiga estrada romana no fundo da Lagoa de Veneza - 1Atualmente o local onde ficava a estrada está submerso (Imagens: Antonio Calandriello, Giuseppe D'Acunto e Fantina Madricardo)

Agora, graças à técnicas inovadoras, foi possível descobrir uma antiga estrada romana submersa sob as águas da lagoa italiana, uma região que há dois mil anos ficava acima do nível das águas. A descoberta, publicada na revista Scientific Reports, foi liderada pelo Instituto de Ciências Marinhas de Veneza. Uma equipe de especialistas, liderada por Fantina Madricardo, chegou até a estrada após mapear o fundo do canal Treporti com um sonar 3D.

No total, foram descobertas 12 estruturas de até quase três metros de altura e 53 metros de largura, em uma extensão de 1140 metros, alinhadas na direção norte. Acredita-se que eles tenham feito parte de um sistema de estradas na região do Vêneto que pode ter sido usado pelos romanos como rota entre a atual cidade de Chioggia e a antiga cidade de Altinum.

VER MAIS


Fonte: The Guardian e Live Science

Imagem: iStock