Inicio

Arqueólogos encontram espada viking milenar no túmulo de um guerreiro na Noruega

Por History Channel Brasil em 28 de Agosto de 2020 às 20:50 HS
Arqueólogos encontram espada viking milenar no túmulo de um guerreiro na Noruega-0

Uma espada viking foi encontrada por arqueólogos no túmulo de um guerreiro no vilarejo de Vinjeøra, na Noruega. Estima-se que o artefato tenha cerca de 1.100 anos. No local também estavam enterrados um machado, uma lança e um escudo.

A arqueóloga Astrid Kviseth teve o privilégio de ser a primeira pessoa a tocar na espada após mais de mil anos. “Estou um pouco surpresa com o quão pesada ela é. Eu não sei exatamente qual deveria ser seu peso, mas é bem robusta. Você teria que ser muito forte para conseguir brandir esta espada!", afirmou.

O túmulo foi encontrado durante obras de expansão de uma estrada. A escavação revelou que no passado o local abrigou uma fazenda e um cemitério viking. A descoberta permite especular a respeito do dono da espada. “O fato de ele ter sido enterrado com um conjunto completo de armas nos diz que ele era um guerreiro. Na época dos vikings e no início da Idade Média, a maioria dos guerreiros eram homens livres que possuíam suas próprias fazendas”, disse Raymond Sauvage, arqueólogo do Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

“O que torna este túmulo um pouco especial é que a espada está no que presumimos ser o lado esquerdo do falecido”, diz Sauvage. Segundo os especialistas, isso é inusitado, pois as espadas normalmente eram colocadas no lado direito do corpo dos guerreiros mortos. O costume é um pouco estranho, pois vivos os guerreiros carregavam a espada presa ao lado esquerdo para poder puxá-la com a mão direita.

“Por que as espadas quase sempre são colocadas do lado direito é um pouco misterioso. Uma teoria diz que os mundos subterrâneos para os quais você vai após a morte são a imagem espelhada do mundo superior”, diz Sauvage. Mas o que explica o fato de o guerreiro em questão ter sido enterrado com a espada no lado esquerdo de seu corpo? “Talvez ele fosse canhoto e eles levaram isso em consideração para sua vida após a morte? É difícil dizer”, afirmou Sauvage.

Arqueólogos encontram espada viking milenar no túmulo de um guerreiro na Noruega - 1


Fonte: Science Norway

Imagens: Ellen Grav Ellingsen/Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, via Science Norway