ARQUEOLOGIA

Arqueólogos encontram mosaicos de 1600 anos em ruínas de igreja cristã na Turquia

Escavações arqueológicas no sul da Turquia revelaram mosaicos bem preservados no piso de uma antiga igreja cristã. Segundo os especialistas, a edificação foi construída há 1600 anos. No local também foram encontradas obras litúrgicas que orientam como realizar cultos religiosos em público.

De acordo com os arqueólogos, a igreja, que fica na na vila de Goktas, em Mardin, data do ano de 396 d.C. Abdulgani Tarkan, chefe da escavação e diretor do Museu Mardin, afirmou que o edifício está estruturado em forma de basílica. A igreja foi descoberta no fim de 2019, mas os mosaicos só foram identificados agora. 

“Os mosaicos são decorados com representações de animais, ornamentos geométricos e figuras humanas, incluindo cenas de pessoas caçando", disse Tarkan. Os nomes dos meses de abril e junho também aparecem junto das figuras humanas. O arqueólogo acrescenta que os textos estão escritos em Estrangelo (alfabeto siríaco antigo). 

Segundo Tarkan, a estrutura também contém nomes de "figuras espirituais" que contribuíram para sua construção. A área de escavação será aberta ao público após a conclusão do trabalho de restauração.


Fonte: Anadolu Agency

Imagens: Anadolu Agency/Divulgação