Inicio

Arqueólogos encontram raro amuleto do deus Thor na Islândia

Por History Channel Brasil em 18 de Novembro de 2018 às 10:50 HS
Arqueólogos encontram raro amuleto do deus Thor na Islândia-0

Arqueólogos encontraram na Islândia um pequeno martelo feito de pedra. Eles acreditam que o objeto é um amuleto que simbolizava a proteção de Thor, o deus nórdico do trovão. Segundo os especialistas, o artefato tem cerca de 900 anos. 

Vídeo relacionado [Como Thor pôde influenciar a criação da suástica?]:


A peça, que tem o tamanho de uma moeda, foi descoberta em um sítio arqueológico onde havia uma antiga fazenda viking, no vale Þjórsárdalur. Além do martelo, também foram encontrados no local uma pedra de amolar, uma picareta de ferro e uma fivela. Os objetos estavam quase na superfície do solo.

Arqueólogos encontram raro amuleto do deus Thor na Islândia - 1

Acredita-se que o amuleto era usado em volta do pescoço. Este é apenas o segundo martelo do tipo encontrado no país, mas o primeiro esculpido em pedra. Thor era um dos principais deuses da mitologia nórdica. Ele era venerado por várias culturas, desde a Noruega até o Reino Unido, antes da expansão do cristianismo. A divindade era conhecida por sempre carregar seu martelo, chamado Mjölnir.

No local, os pesquisadores também encontraram uma pedra que parece ser a fundação de uma cabana, ossos queimados e evidência de uma forja de metal. Esse é um aspecto curioso, pois na Islândia não há depósitos de minério de ferro.

 


 Fonte: Business Insider

Imagem: Fornleifastofnun Íslands/Reprodução