Inicio

Arqueólogos encontram raro navio funerário viking enterrado em fazenda norueguesa

Por History Channel Brasil em 04 de Dezembro de 2019 às 19:24 HS
Arqueólogos encontram raro navio funerário viking enterrado em fazenda norueguesa-0

Pesquisadores encontraram um raro navio viking enterrado em uma fazenda na Ilha de Smøla, na Noruega. A embarcação foi localizada nas proximidades de uma igreja medieval na localidade de Edøy. Tudo indica que se trata de um barco funerário. Apenas outros três navios do tipo já foram encontrados no país.

O navio, que mede entre 16 e 17 metros, foi localizado com a ajuda de um georadar (tipo de radar que vasculha o solo). Segundo os arqueólogos Manuel Gabler e Dag-Øyvind Engtrø Solem, do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural, é possível que a embarcação tenha sido usada para sepultar uma ou mais pessoas de alto escalão social. Apesar dessa hipótese, ainda não é possível saber se há esqueletos enterrados no local.

"Este novo navio certamente terá grande significado histórico e ampliará nosso conhecimento, pois ele poderá ser investigado com modernos métodos arqueológicos", disse Knut Paasch, chefe do departamento de arqueologia digital do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural.  Os pesquisadores acreditam que o navio tenha mais de mil anos. Além da embarcação, os arqueólogos também encontraram vestígios de um assentamento, mas ainda é cedo para estimar a sua data.

Em 2018, uma outra embarcação funerária antiga foi encontrada enterrada em uma fazenda da Noruega. Era costume da cultura viking sepultar pessoas importantes usando barcos como túmulos. As embarcações cumpriam um importante papel nos países escandinavos desde a Idade do Bronze, sendo usadas para viagens de longa distância em missões comerciais ou de expansão territorial. Por isso, os barcos eram associados com princípios nobres.

Arqueólogos encontram raro navio funerário viking enterrado em fazenda norueguesa - 1

Arqueólogos encontram raro navio funerário viking enterrado em fazenda norueguesa - 2


Fontes: Live Science e Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural

Imagens: Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural/Reprodução