Inicio

Arqueólogos encontram ruínas de fazenda viking de mil anos na Suécia

Por History Channel Brasil em 22 de Julho de 2020 às 20:26 HS
Arqueólogos encontram ruínas de fazenda viking de mil anos na Suécia-0

Arqueólogos encontraram os restos de uma fazenda viking de cerca de mil anos na Suécia. A descoberta foi feita durante as preparações para o início da construção de residências na cidade de Täby. A localidade fica em um perímetro urbano, nas proximidades da capital do país, Estocolmo. 

A fazenda ficava localizada às margens de uma baía. Durante as escavações, os arqueólogos identificaram vestígios de casas e edifícios, provavelmente de diferentes épocas. Além disso, eles encontraram pontas de flechas, cerâmicas e anéis usados como amuletos. 

Arqueólogos encontram ruínas de fazenda viking de mil anos na Suécia - 1

Os pesquisadores também encontraram no local um porta-agulhas. Esse tipo de utensílio, que servia para guardar agulhas de osso, bronze ou ferro, é frequentemente encontrado em tumbas de mulheres vikings. Mas alguns desses artefatos datam do período entre 400 e 550 d.C., anterior à época dos vikings (793-1066 d.C.).

Agora, os pesquisadores querem saber se o local foi abandonado após a era viking ou se continuou a ser ocupado depois disso. Segundo o arqueólogo John Hamilton, algumas das ruínas apresentam características de construções medievais, posteriores aos vikings. Textos da Idade Média indicam que naquela área havia uma fazenda chamada Vikby (que significa "vila da baía"). Os especialistas suspeitam que trata-se do mesmo local descoberto agora.

Arqueólogos encontram ruínas de fazenda viking de mil anos na Suécia - 2


Fonte: Sputnik

Imagens: Imagens: Arkeologerna Statens historiska museer/Divulgação