CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

Arqueólogos encontram sepulturas de crianças da elite inca no Peru

Por: HISTORY Brasil

Durante escavações em Túcume, no norte do Peru, um grupo de arqueólogos encontrou os túmulos de duas crianças sepultadas há cerca de 500 anos. Os pesquisadores acreditam que elas podem ter pertencido à elite inca. Segundo o Ministério da Cultura do país, a descoberta aconteceu durante trabalhos de conservação e restauração do complexo conhecido como Huaca Las Abejas.

Os pesquisadores determinaram o ano em que as crianças foram sepultadas por meio do estudo da sedimentação debaixo de suas tumbas, produzida pelas intensas chuvas há 500 anos, durante o período inca. As novas descobertas se somam a outros 45 túmulos e restos funerários da nobreza inca descobertos em estudos anteriores.



Túcume é um complexo arqueológico que se encontra a 780 quilômetros de Lima, composto por vestígios de várias pirâmides de adobe. Estima-se que o complexo tenha sido erguido por volta ano 1100, época em que a região era habitada pela cultura Lambayeque. De acordo com os pesquisadores, o local provavelmente foi agregado ao Império Inca por volta de 1500.

Devido aos elementos arquitetônicos encontrados pelos pesquisadores, acredita-se que o complexo cumpria funções cerimoniais e administrativas. Arqueólogos encontraram no local ruínas de paredes, pisos, calçadas, fachadas, degraus, corredores, lareiras, além de restos de sementes, ossos de camelídeos, agulhas de cobre, restos têxteis e cerâmicas diversas.




 Fontes: RT e Ministério da Cultura do Peru

Imagens: Ministério da Cultura do Peru/Divulgação