Inicio

Arqueólogos encontram "tesouro de feiticeira" nas ruínas de Pompeia

Por History Channel Brasil em 16 de Agosto de 2019 às 12:59 HS
Arqueólogos encontram "tesouro de feiticeira" nas ruínas de Pompeia-0

As ruínas de Pompeia são uma fonte inesgotável de descobertas arqueológicas. Agora, escavando uma antiga residência, pesquisadores se depararam com um "tesouro de feiticeira". Entre os artefatos encontrados, estão amuletos e outros objetos que tinham o propósito de afastar a má sorte.

Os amuletos foram encontrados em uma caixa de madeira. Dentro dela havia dois espelhos, pedaços de colar, elementos decorativos feitos de louça, bronze, osso e âmbar, um vidro para guardar unguento, amuletos fálicos, uma figura em forma humana e várias pedras preciosas (incluindo uma ametista decorada com uma figura feminina e uma figura representando um artesão). A cabeça do deus Dioniso está gravada em uma bijuteria e, em outra, há a figura de um sátiro dançante.

Segundo os arqueólogos, os objetos são relacionados ao universo feminino. Eles eram usados para ornamentação pessoal ou para a proteção espiritual. “A iconografia dos objetos e amuletos é interessante, eles evocam fortuna, fertilidade e proteção contra a má sorte. Os vários pingentes aparecem em formato de falo, orelha, punho fechado, crânio, escaravelhos e na figura de Harpócrates (deus do silêncio). Esses símbolos e iconografias estão sendo estudados para que possamos entender melhor seu significado", disse Massimo Osanna, diretor geral do Parque Arqueológico de Pompeia.

A caixa de madeira contendo os objetos foi descoberta nas ruínas de um local conhecido como Casa do Jardim. Lá também foram encontrados os restos mortais de 10 pessoas, incluindo mulheres e crianças, vítimas da erupção vulcânica que destruiu Pompeia no ano 79 d.C. "Talvez a preciosa caixa tenha pertencido a uma dessas vítimas", afirmou Osanna. 

Arqueólogos encontram

Arqueólogos encontram

Arqueólogos encontram

Arqueólogos encontram


Fontes: BBC e Parque Arqueológico de Pompeia

Imagens: Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação