pré-história

Artefato de 24 mil anos encontrado no Brasil pode reescrever história humana nas Américas

Misteriosa ferramenta de pedra foi descoberta no sítio arqueológico do Vale da Pedra Furada
Por: HISTORY Brasil

Uma descoberta feita no Vale da Pedra Furada, importante sítio arqueológico no Piauí, pode mudar o que se sabe sobre a chegada dos seres humanos nas Américas. Trata-se de uma misteriosa ferramenta de pedra com aproximadamente 24 mil anos. Até hoje, acreditava-se que os primeiros habitantes teriam chegado ao norte do continente cerca de dez mil anos depois.

Humanos mais antigos das Américas

“Até agora, a arqueologia oficial norte-americana considerava que os primeiros colonos teriam chegado à América há 15 mil anos”, disse Ignacio Clemente-Conte, arqueólogo afiliado ao Instituto Mila y Fontanals de Pesquisa Humanas de Barcelona. “No entanto, o artefato descoberto aqui foi encontrado em um dos níveis arqueológicos que têm entre 27.600 e 24 mil anos”, completou.



A ferramenta encontrada no Vale da Pedra Furada tem forma de hexágono e mede 21 cm x 18,5 cm x 2,9 cm. Ela é feita de um tipo de rocha conhecida como arenito siltoso. Os pesquisadores consideram isso incomum, pois a maioria dos artefatos antigos encontrados na região eram feitos de quartzo ou quartzito. Os cientistas acreditam que a ferramenta pode ter sido usada para cortar, fatiar ou espetar peles de animais, carne, madeira e fibras vegetais.

Apesar de ter sido encontrada em 2016, só agora os pesquisadores revelaram a descoberta da ferramenta, em um estudo publicado na revista científica PLOS ONE. Eles queriam ter tempo de analisar o artefato e comprovar que ele realmente foi feito por mãos humanas. Anteriormente, outros cientistas demonstraram ceticismo e questionaram a descoberta de artefatos similares na região, alegando que seriam formações naturais. 



Caso se comprove que a ferramenta é realmente tão antiga, os pesquisadores estão diante de um novo mistério. Quem seriam os habitantes da região e como eles estavam lá há mais tempo que os primeiros humanos da América do Norte? Novos estudos serão necessários para encontrar uma resposta.

VER MAIS:


Fontes: Ancient Origins e PLOS ONE

Imagens: Boëda et al, via PLOS ONE