MARTE

Assim serão as casas que Elon Musk pretende construir em Marte

Elon Musk, dono da empresa aeroespacial SpaceX, afirmou que planeja povoar Marte no ano de 2050 com um milhão de pessoas. Segundo ele, os primeiros colonizadores humanos devem viver por lá em “cúpulas de vidro”.

Em uma postagem no Twitter, o magnata disse que essas estruturas servirão como moradias temporárias, antes que uma solução mais radical seja encontrada para tornar o planeta mais acessível. Para criar um ambiente habitável, Musk propõe a implementação de um processo conhecido como terraformação, que consiste em bombardear o planeta com armas nucleares em seus polos.

Dessa forma, as calotas derreteriam e dariam início a um aquecimento acelerado, o que poderia tornar a atmosfera marciana potencialmente adequada para a vida humana. Musk propôs pela primeira vez a terraformação como uma forma viável de acelerar a habitabilidade de Marte em 2014. “Eventualmente, você pode transformar Marte em um planeta parecido com a Terra. Existe um caminho rápido e um modo lento. A maneira mais rápida é lançar armas termonucleares sobre os polos", disse ele na época.

No entanto, um estudo publicado na revista Nature Astronomy indicou que “terraformar Marte não é possível utilizando a tecnologia atual”. De qualquer forma, Musk acredita que essa seja uma opção viável, nem que seja em um futuro mais remoto. "Primeiramente, viveremos nas cúpulas de vidro. Eventualmente, Marte será terraformada para abrigar a vida, como na Terra”, afirmou.


Fonte: The Independent

Imagens: Shutterstock / SpaceX