Inicio

As assombrosas esculturas incas esculpidas nos Andes

Antigos deuses, espíritos e mitos andinos foram talhados em uma montanha de Cusco
Por History Channel Brasil em 27 de Julho de 2021 às 16:27 HS
As assombrosas esculturas incas esculpidas nos Andes-0

Michael de Titán, escultor peruano que utilizou a tradição da cultura inca para combinar arte e natureza, criou um conjunto de esculturas de antigos deuses, espíritos e mitos andinos em uma montanha ao norte da antiga cidade turística de Cusco, no Peru. O local foi chamado de Apukunaq Tianan, que significa “morada dos deuses”.

Pachamama e trilogia andina

As figuras impressionantes, criadas para celebrar a cultura andina, medem entre 15 e 17 metros de altura. Segundo o escultor, a intenção é fundir arte e natureza, “como faziam os antigos incas”. Michael de Titán espera completar as obras até o fim do ano como parte das comemorações do bicentenário da independência do Peru.

As assombrosas esculturas incas esculpidas nos Andes - 1
A Pachamama

Entre os mitos representados na obra encontra-se a Pachamama, ou “Mãe-Terra”, venerada pelos povos indígenas, que simboliza a fertilidade e é um símbolo de bom agouro para a semeadura e a colheita. Outra figura é a de Apu Guardián, deus das montanhas, que governava os cumes dos montes e se relacionava com os deuses do céu.

As assombrosas esculturas incas esculpidas nos Andes - 2
O Puma

Também estão talhados um puma, um condor e uma serpente, animais sagrados que compõem a chamada "trilogia andina". Para as culturas originárias, o puma representava a Terra, a serpente o inferno e o condor era associado aos céus.

VER MAIS


Fonte: La Nación

Imagens: Michael de Titán/Reprodução