ASTEROIDES

Asteroide do tamanho da pirâmide de Gizé passará "raspando" pela Terra neste sábado

Um asteroide do tamanho da pirâmide de Gizé irá passar "raspando" pela Terra neste sábado (7/11). Segundo os astrônomos, o objeto mede cerca de 180 metros e viaja pelo espaço a uma velocidade de 46 mil Km/h. Mas não há motivo para preocupação, os especialistas garantem que não há risco de colisão com o nosso planeta. 

O asteroide passará pela Terra a uma distância de 0,037 unidades astronômicas (5.535.119,66 quilômetros), que os astrônomos consideram próxima em termos espaciais. Esses objetos são monitorados pelo departamento de defesa planetária da NASA. A iniciativa permite que a agência detecte e rastreie objetos potencialmente perigosos.

Pelos critérios da NASA, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 m de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão. 

Há cerca de 66 milhões de anos, acredita-se que um asteroide de 10 km de diâmetro tenha causado a morte dos dinossauros e de dois terços de toda a vida na Terra.


Fonte: Newsweek

Imagem: Shutterstock.com