Inicio

Astronautas da NASA fazem primeira caminhada espacial só com mulheres da história

Por History Channel Brasil em 18 de Outubro de 2019 às 16:51 HS
Astronautas da NASA fazem primeira caminhada espacial só com mulheres da história-0

As astronautas da NASA Christina Koch e Jessica Meir entraram para a história nesta sexta-feira (18/10). Isso porque elas foram as protagonistas da primeira caminhada espacial totalmente feminina já realizada. As duas deixaram a Estação Espacial Internacional para fazer a troca de um carregador de baterias com defeito.

A primeira caminhada espacial totalmente feminina estava prevista para acontecer em março, mas teve que ser cancelada devido à falta de uniformes espaciais do tamanho adequado para mulheres. Com o problema devidamente corrigido, as duas astronautas puderam realizar a aguardada façanha. Quem saiu primeiro da estação espacial foi Koch, seguida logo depois por Meir.

A caminhada está sendo saudada como um grande passo para a NASA na busca pela valorização das mulheres. Em entrevista antes da caminhada espacial, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, reafirmou que o "próximo homem e a primeira mulher" serão enviados à Lua até 2024, em uma missão batizada de "Ártemis" em alusão à irmã gêmea de Apolo (divindade da mitologia grega que inspirou o nome das primeiras missões ao satélite).

"É maravilhoso participar do programa espacial em um momento em que todas as contribuições são aceitas, quando todos estão desempenhando um papel, podendo levar a uma chance maior de sucesso", disse Koch. "(Isso) mostra todo o trabalho realizado nas décadas anteriores - todas as mulheres que trabalharam para nos levar aonde estamos hoje. O bom para nós é que nem pensamos nisso cotidianamente. É apenas normal. Nós fazemos parte da equipe. É muito bom ver até onde chegamos", completou Meir.

 

Astronautas da NASA fazem primeira caminhada espacial só com mulheres da história - 1



Fonte: Washington Post

Imagens: NASA/Reprodução