Inicio

Astrônomo amador brasileiro registra raro impacto de objeto contra Júpiter

José Luis Pereira fez a imagem enquanto observava o gigante gasoso com um telescópio
Por History Channel Brasil em 21 de Setembro de 2021 às 20:12 HS
Astrônomo amador brasileiro registra raro impacto de objeto contra Júpiter-0

O astrônomo amador brasileiro José Luis Pereira conseguiu observar e registrar o momento exato em que um objeto espacial estranho se choca contra Júpiter. Ele fazia observações do espaço com seu telescópio quando, de repente, foi surpreendido por um brilhante flash no gigante gasoso. Segundo especialistas, flagrantes de impactos desse tipo são bastante raros.

Impacto em Júpiter

Pereira, morador de São Caetano do Sul (SP) conseguiu registrar uma série de 25 vídeos de Júpiter sem interrupções de tempo entre eles. A princípio, ele não havia notado o flash, mas depois de analisar o material com um programa especial, percebeu que havia registrado um impacto. Ele então enviou a informação para Marc Delcroix, da Sociedade Astronômica Francesa, que confirmou o choque do objeto contra o planeta.

No vídeo, é possível ver uma mancha branca se formando nas proximidades da linha equatorial de Júpiter. Até o momento, não há indícios sobre a natureza do objeto que colidiu contra o gigante gasoso. No entanto, muitos especialistas acreditam que, possivelmente, se trate de um meteorito. Confira abaixo as imagens:

Em entrevista ao site Space.com, Pereira afirmou que ficou emocionado pois esperava registrar um momentos desses há muitos anos. Engenheiro civil de formação, o astrônomo amador tem 60 anos de idade e trabalha atualmente desenvolvendo projetos na área de construção civil. O encanto com os mistérios do Universo é antigo, e teve início quando era adolescente.

VER MAIS


Fontes: Space.com e Agência Brasil

Imagem: NASA/Reprodução