Inicio

Astrônomo amador captura imagens nunca antes registradas de uma supernova

Por History Channel Brasil em 05 de Março de 2018 às 17:15 HS
Astrônomo amador captura imagens nunca antes registradas de uma supernova-0

Víctor Buso, um chaveiro da cidade de Rosario, na Argentina, teve a sorte enorme de capturar o nascimento de uma supernova. Victor possui instrumentos amadores de observação e conseguiu registrar em imagens um fenômeno que estava sendo rastreado há décadas por especialistas do mundo todo. 

Vídeo relacionado:

A descoberta foi feita na noite de 20 de setembro de 2016, mas somente agora foi publicado um artigo científico sobre o assunto, no jornal Nature. Na ocasião, Buso testava sua nova câmera na cúpula de observação astronômica construída por ele no terraço de sua casa, quando avistou a explosão de uma supernova, localizada ao sul da galáxia NGC 613.

“O objeto fica visível e rapidamente aumenta seu brilho em um ritmo nunca visto antes em fenômenos desse tipo. Isso é exatamente o que previam as simulações computadorizadas de explosões estelares. E é o que vinham procurando os astrônomos profissionais do mundo inteiro durante anos”, explica a astrônoma Melina Bersten da Universidade de La Plata.

Embora as previsões computadorizadas tenham antecipado como seria o nascimento de uma supernova, é a primeira vez na história que se tem evidências empíricas de um fenômeno dessa natureza. Os especialistas acreditam que, considerando o quão estatisticamente difícil pode ser observar um acontecimento desse tipo, Buso ganhou na “loteria cósmica”.

Fonte: Washington Post 

Imagem: Jurik Peter/shutterstock.com