Inicio

Astrônomos podem ter desvendando mistério da origem da vida na Terra

Por History Channel Brasil em 30 de Maio de 2016 às 00:06 HS
Astrônomos podem ter desvendando mistério da origem da vida na Terra-0

Cientistas afirmam terem resolvido um mistério capaz de explicar as origens da vida na Terra.

 A nova teoria está relacionada com a atividade solar registrada há quatro bilhões de anos. De acordo com eles, o clima espacial extremo da época pode ter criado a fagulha que permitiu o surgimento dos seres vivos.

Hoje em dia, se uma tempestade solar atingisse nosso planeta, poderia haver consequências catastróficas. Mas nos primeiros anos da Terra, esses eventos eram comuns. Utilizando o Telescópio Espacial Kepler, da NASA, pesquisadores observaram as atividades de estrelas jovens similares ao nosso Sol. Esses corpos celestes são extremamente eruptivos, capazes de liberar quantidades gigantescas de energia por meio de “superlabaredas solares”. 

O cientista Vladimir Airapetian, da NASA, acredita que se nosso Sol era igualmente ativo há quatro bilhões de anos, ele pode ter criado as condições para o surgimento da vida na Terra. De acordo com a teoria do pesquisador, quando as superlabaredas atingiram nossa atmosfera, elas deram início a reações químicas que criaram um clima de efeito estufa através de gases, além de terem estimulado outros elementos essenciais para produzir vida. 

Airapetian descobriu que estrelas do tipo G, como o Sol, são pura dinamite durante seus anos iniciais, liberando pulsos de energia equivalentes a 100 trilhões de bombas atômicas. Nos primórdios do nosso planeta, as partículas solares resultantes dessas explosões teriam colidido com nitrogênio, dióxido de carbono e metano. “Essas partículas interagiram com moléculas que estavam na atmosfera, criando novas moléculas – como uma reação em cadeia”, explica.

A interação solar-atmosféricas teria produzido óxido nitroso, um gás com 300 vezes mais potencial de aquecimento do que o CO2. Outro produto resultante das tempestades solares, o cianeto de hidrogênio poderia ter fertilizado a superfície da Terra com o nitrogênio necessário para formar os blocos de construção da vida.  Outros cientistas estão agora usando a teoria de Airapetian para comprovar sua veracidade. 

 

Fonte: Gizmodo

Imagem: NASA/Divulgação