RELIGIÃO

Ateus tendem a ser mais inteligentes que os crentes, segundo a ciência

Por: HISTORY Brasil

As pessoas que não acreditam em Deus são mais inteligentes que as crentes? Uma equipe de pesquisadores analisou a correlação entre a fé e o intelecto. 

Vídeo relacionado:
De acordo com um artigo publicado pela revista especializada Evolutionary Psychological Science, as pessoas ateias seriam mais inteligentes que as pessoas crentes. Foi a essa conclusão que chegaram Edward Dutton, do Instituto de Ulster para a Pesquisa Social (Reino Unido), e Dimitri Van der Linden, da Universidade de Roterdã (Países Baixos).


Os cientistas afirmaram que, se a fé é considerada um instinto natural, então os ateus são pessoas mais inteligentes que os crentes, porque foram capazes de superar esse instinto, e se trata de uma faculdade associada ao intelecto.

“A inteligência (...) pode ser entendida como a superação do instinto e como curiosidade intelectual”, afirma Dutton. Nesse sentido, ele explica que as religiões são a evolução de um instinto, uma evolução que abrange praticamente toda a existência humana.



O estudo é baseado em dezenas de pesquisas preliminares, realizadas em 2013, que demonstraram como, em média, os ateus se revelam mais inteligentes que os crentes. Desse modo, a análise da relação entre a inteligência e o ateísmo se fundamenta em dados obtidos em diferentes países e grupos de pessoas.


Fonte: RT
Imagem: Shutterstock