Inicio

Atlântida: continente perdido estaria escondido na América do Sul

Cartógrafo garante que o mítico local estaria localizado no atual território boliviano
Por History Channel Brasil em 01 de Abril de 2021 às 19:32 HS
Atlântida: continente perdido estaria escondido na América do Sul-0

Estudiosos das mais diversas áreas já levantaram muitas teorias sobre um continente mítico: Atlântida. Apesar disso, até hoje não foram encontradas evidências que comprovem sua existência. Entre as teorias, a mais intrigante sugere que o local lendário se localiza na América do Sul.

Civilização idílica de Platão

Segundo Platão, Atlântida teria afundado após ter sido atingida por chuvas, terremotos e inundações devastadoras. No fim dos anos 1990, após vários meses de exploração e uma longa investigação, o cartógrafo escocês Jim Allen afirmou que teria desvendado sua localização. Segundo ele, o continente perdido ficaria na Bolívia.

Atlântida: continente perdido estaria escondido na América do Sul - 1

Allen começou a levantar essa hipótese ao estudar uma planície retangular no Altiplano boliviano, que coincidiria perfeitamente com a descrição de Platão para o continente perdido. Para o especialista, "Atlântida" vem de "Antis" (cordilheira dos Andes em quíchua) e "Atl" (água na língua asteca), palavras usadas pelos antigos habitantes do território boliviano. Segundo Allen, a região boliviana de Pampa Aullagas também teria sofrido com alagamentos e tempestades, o que teria dado origem à lenda. O cartógrafo escreveu uma série de livros abordando essa teoria.

Atlântida: continente perdido estaria escondido na América do Sul - 2

No entanto, há quem refute a teoria do pesquisador escocês. O arqueólogo da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e diretor da consultoria Scientia Consultoría Científica, Jédu Antonio Sagárnaga, explicou que também fez pesquisas no território e não encontrou nada que sustentasse a hipótese de que Atlântida estaria situada no Altiplano Boliviano.

Atlântida: continente perdido estaria escondido na América do Sul - 3

De acordo com Sagárnaga, muitos especialistas forçam conceitos e misturam culturas para chamar atenção e vender livros sensacionalistas. Para ele, Allen não apresentou nenhuma prova que sustentasse suas afirmações.

VER MAIS:


Fonte: La Nación

Imagens: Shutterstock.com e Domínio Público, via Wikimedia Commons