Inicio

Ave rara volta a aparecer na Inglaterra após 400 anos

Por History Channel Brasil em 21 de Março de 2020 às 15:38 HS
Ave rara volta a aparecer na Inglaterra após 400 anos-0

Avistar cegonhas brancas era algo comum na Grã-Bretanha até os anos 1600. Mas, por uma série de motivos, essas aves desapareceram de lá há cerca de 400 anos. Agora, elas voltaram a aparecer na região sudoeste da Inglaterra devido a um projeto de reintrodução desses pássaros na natureza.

Essas aves de grande porte são nativas das Ilhas Britânicas e evidências sugerem que elas eram bem distribuídas em todo o seu território. Não se sabe a razão exata pela qual os pássaros desapareceram, mas uma variedade de fatores contribuiu para essa situação. Entre eles, está o desequilíbrio ambiental e a caça desenfreada (a cegonha branca era um dos pratos principais nos banquetes da Idade Média). Elas também podem ter sido perseguidas porque eram vistas como símbolo de rebelião durante a Guerra Civil britânica.

O White Stork Project (Projeto Cegonha Branca) planeja repovoar a região de Sussex a partir da liberação de 250 pássaros durante três etapas. As primeiras aves já foram reintroduzidas na localidade de Knepp e têm sido avistadas pela população. A ideia é liberar jovens cegonhas criadas em cativeiro ao final de cada verão no hemisfério norte.

Há séculos, a cegonha branca é um símbolo de renovação e renascimento. "Em um momento de crescente descuido com a natureza no Reino Unido, trazer de volta as cegonhas brancas pode ser um modo de reacender nosso amor pela natureza e servir como símbolo para a restauração ambiental", disseram em um comunicado os responsáveis pelo projeto. 

Ave rara volta a aparecer na Inglaterra após 400 anos - 1


Fontes: Daily Mail e White Stork Project

Imagens: Shutterstock.com