CORONAVÍRUS

Bill Gates prevê quando a vida deverá voltar ao normal após a pandemia

Bill Gates deu seus prognósticos sobre a pandemia de coronavírus em entrevistas a emissoras de TV dos Estados Unidos. À NBC, o empresário projetou que o país poderá voltar a ter uma “vida normal” a partir da primavera de 2021 (que começa no final de março no Hemisfério Norte). O fundador da Microsoft acredita que, com as vacinas e tratamentos terapêuticos próximos, esse cenário será possível.

Apesar desse otimismo, Gates alerta que os próximos quatro ou cinco meses serão “bastante sombrios”, a menos que as pessoas façam a sua parte para evitar a propagação da doença. Ele enfatizou que é fundamental respeitar as restrições e cumprir os protocolos estabelecidos, como o distanciamento social e o uso de máscara. Gates acrescentou que está esperançoso de que as pessoas que estão em dúvida a respeito da vacina sejam encorajadas pela experiência positiva de quem já foi vacinado. "Isso vai ajudá-las a não morrer", afirmou.

Gates alertou ainda que provavelmente não haverá trégua do coronavírus no resto do mundo. O empresário doou US$ 100 milhões por meio da Fundação Bill e Melinda Gates para a criação de vacinas e tratamentos terapêuticos contra a doença. Um dos objetivos da iniciativa é que a vacina esteja disponível globalmente, inclusive para a população de países em desenvolvimento. "Certamente, no verão (do Hemisfério Norte) estaremos muito mais perto do normal do que estamos agora. Mas mesmo no início de 2022, a menos que ajudemos outros países a se livrar desta doença e tenhamos altas taxas de vacinação em nosso país, o risco de reintrodução ainda existirá", afirmou.

Há anos, Gates alertava sobre os riscos de uma pandemia global. Durante uma palestra em 2015, ele disse que era provável que uma nova doença atingisse o mundo, matando mais de 10 milhões de pessoas. Até agora a COVID-19 matou aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.


Fontes: CNBC, Business Insider, The Independent e Daily Mail

Imagem: Alex Gakos / Shutterstock.com e Shutterstock.com