SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Bomba usada contra nazistas é detonada após 75 anos durante operação na Polônia

Em 1945, um submarino nazista foi bombardeado pela Força Aérea do Reino Unido (RAF) na costa da Polônia. Uma das bombas do tipo "Tallboy" usadas no ataque não explodiu e permaneceu no fundo do Mar Báltico durante 75 anos. Agora, ela foi detonada por militares poloneses durante uma operação para desativá-la. 

A bomba só foi localizada no ano passado em um canal na cidade de Swinoujscie (que na época do bombardeio fazia parte da Alemanha). No início desta semana, foi montada uma grande operação com o objetivo de neutralizá-la de forma segura. Para isso, os 750 habitantes do local tiveram que ser evacuados.  

A operação de desarmamento da bomba foi executada pela 8ª Flotilha de Defesa Costeira da Polônia. Segundo os militares, o dispositivo tinha 6 m de comprimento e pesava 5,4 toneladas (quase metade desse peso correspondia aos seus explosivos). A bomba estava enterrada no fundo do mar a uma profundidade de 12 m e apenas seu nariz estava exposto.

De acordo com os militares, havia 50% de chances de o dispositivo explodir durante o processo de desativação por controle remoto, o que acabou acontecendo. Nenhum mergulhador que participou da missão ficou ferido. Foi a primeira vez que uma bomba Tallboy foi desativada embaixo d'água. "O processo de desativação se transformou em detonação. O objeto pode ser considerado neutralizado, ele não representará mais nenhuma ameaça ao canal de navegação de Szczecin-Swinoujscie", disse o tenente comandante Grzegorz Lewandowski, porta-voz da 8ª Flotilha de Defesa Costeira da Marinha polonesa. Confira abaixo um vídeo do momento da explosão:


Fontes: BBC e Deutsche Welle

Imagens: Imperial War Museums, via Wikimedia Commons e  8ª Flotilha de Defesa Costeira