clima

Brasil pode registrar "evento histórico de frio e neve" nos próximos dias

Um "evento histórico de frio e neve" pode ser registrado no Brasil na segunda metade desta semana. De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, uma poderosa massa de ar polar irá afetar grande parte do país e da América do Sul nos próximos dias. A queda acentuada da temperatura está prevista para acontecer entre quinta e sexta-feira (20 e 21/08). 

Segundo os meteorologistas vai se tratar de um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico. Isso porque há chances de nevar em maior número de locais e com maior intensidade do que o normal para essa época do ano. A neve prevista pode cobrir a Serra Gaúcha, os Aparados da Serra (entre RS e SC), os Planaltos Sul e Norte de Santa Catarina, o Meio-Oeste catarinense e o Planalto de Palmas, no Paraná. Caso se concretize, será a maior nevasca em décadas na região.

Poderá haver neve em outras regiões? Apesar de monitoramentos iniciais terem apontado a possibilidade do fenômeno atingir o Sul de São Paulo, isto não deve acontecer. O registro de neve no Estado não é inédito (já nevou em Campos do Jordão em 1892, 1897, 1928 e 1947), mas as previsões indicam que este ano deve nevar apenas no Sul do Brasil.

Apesar de massas de ar frio fortes ocorrerem quase todos os anos no Sul do Brasil, espera-se que esta que se aproxima seja excepcionalmente forte para a segunda metade do mês de agosto. A massa de ar gelado deverá trazer sensação térmica com valores muito baixos e até mesmo negativos em muitas localidades.


Fonte: MetSul

Imagem: Julio Cavalheiro/Secom/Governo de Santa Catarina/Reprodução