Inicio

A briga de casal que quase atrapalhou o Dia D

Por History Channel Brasil em 05 de Junho de 2019 às 21:37 HS
A briga de casal que quase atrapalhou o Dia D-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

 

Parceria HISTORY e Tá Na História

 

06 de junho de 1944. Tropas de diversos países do mundo, entre elas Estados Unidos e Inglaterra, participaram do dia D, um dos momentos mais importantes para a vitória dos aliados contra os Nazistas.

 

A praia da Normandia, na costa Francesa, foi o lugar escolhido para o desembarque de milhares de soldados. Têm muitos filmes, livros, programas falando sobre os perrengues, a união, os confrontos e a vitória.

 

Mas não estou aqui pra dizer do lado que todo mundo já sabe. Estou aqui para contar como esse dia quase foi melado por causa de um problema conjugal.

 

O espião espanhol Juan Pujol, o famoso Garbo, era agente duplo. Morava em Londres e jogava tanto pros nazistas como pros aliados. Como isso acontecia? Ele era contratado dos dois, mas, no final das contas, ele passava informações falsas pros nazistas.

 

Inclusive o Garbo era o cara que tinha que despistar os nazistas que o desembarque esperado das tropas aliadas não seria na Normandia.

 

A mulher dele, Araceli, já não tava aguentando mais aquele perregue de vida. Por causa desse jogo duplo, que no fim beneficiava os aliados, ela teve a vida completamente cerceada. Não podia sair de casa, a comida era regrada, os filhos vigiados, não podia visitar a família, não podia viajar pra Espanha, sua terra natal.

 

Sabe quando você acorda querendo chutar o balde? Chega! Isso rolou com Araceli.

Quer saber como acabou essa história? Como Araceli e Garbo quase botaram tudo a perder?

Qual foi o destino do relacionamento? Clica no play.

 

Para quem curtiu, existe um bom livro sobre o Garbo. Indico no fim do vídeo.

 

O canal no YouTube está lotado de curiosidades históricas. Entra lá e se inscreva.

 ;)

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.