Inicio

Busto de 2300 anos do deus grego Hermes é encontrado no esgoto em Atenas

Por History Channel Brasil em 18 de Novembro de 2020 às 12:59 HS
Busto de 2300 anos do deus grego Hermes é encontrado no esgoto em Atenas-0

Trabalhadores que faziam manutenção no esgoto de Atenas, na Grécia, encontraram um antigo busto do deus Hermes. Arqueólogos acreditam que a peça tenha aproximadamente 2300 anos. A escultura está em bom estado de conservação, preservando detalhes das feições da divindade.

De acordo com o Ministério da Cultura do país, o busto é uma rara peça que retrata Hermes na maturidade. Geralmente o deus é representado como um jovem. Pelas características da peça, tudo indica que ela tenha sido esculpida por volta do ano 300 a.C.

Busto de 2300 anos do deus grego Hermes é encontrado no esgoto em Atenas - 1

Os arqueólogos especulam que a peça fazia parte de uma das colunas usadas em esquinas da Grécia antiga como placas de sinalização. Depois de servir a esse propósito, em algum ponto o busto foi reaproveitado na parede de um duto de drenagem. Após ter sido descoberta no esgoto pelos trabalhadores, a escultura foi levada para o depósito do Eforato das Antiguidades, departamento dedicado à proteção de artefatos históricos. 

Na mitologia grega, Hermes era um dos deuses olímpicos, filho de Zeus e de Maia. Ao longo dos séculos seu mito foi extensamente ampliado, tornando-se o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia e da eloquência. Com o domínio da Grécia por Roma, Hermes foi assimilado ao deus Mercúrio, e através da influência egípcia, sofreu um sincretismo também com Tot, surgindo a figura de Hermes Trismegisto. 


Fonte: Daily Mail

Imagens: Ministério da Cultura da Grécia