Inicio

Carta de Einstein contendo a famosa fórmula E=mc2 é leiloada por valor milionário

Há apenas outros três exemplares da equação escritos de próprio punho pelo cientista
Por History Channel Brasil em 01 de Junho de 2021 às 21:57 HS
Carta de Einstein contendo a famosa fórmula E=mc2 é leiloada por valor milionário-0

Uma carta do físico Albert Einstein contendo sua famosa equação E=mc2 foi leiloada por 1,2 milhão de dólares. Segundo a casa de leilões RR Auction, de Boston, nos Estados Unidos, a peça atingiu um valor três vezes maior do que o esperado. Trata-se de um item histórico, já que contém a emblemática fórmula escrita à mão pelo próprio cientista.

Fórmula E=mcescrita por Einstein

A carta foi redigida em alemão em 26 de outubro de 1946 e tinha como destinatário o físico polonês-americano Ludwik Silberstein, que guardou o documento em seu arquivo pessoal. A relíquia do mundo científico estava nas mãos da família dele, que decidiu leiloar a peça. Devido ao seu ótimo estado de conservação, os diferentes interessados iniciaram um duelo de ofertas, que terminou em um valor milionário.

Carta de Einstein contendo a famosa fórmula E=mc2 é leiloada por valor milionário - 1

Segundo os especialistas, há apenas três outros documentos nos quais a fórmula E=mcaparece caligrafada pelo cientista. A famosa equação foi publicada pela primeira vez em um artigo científico de Einstein em 1905. Ela diz que a energia é igual a massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.

O conceito, que explica a intercambiabilidade de energia e massa, é fundamental na física moderna. A fórmula também permitiu a Einstein provar sua teoria da relatividade especial (que afirma que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz no vácuo porque um objeto viajando nessa velocidade teria massa infinita e, portanto, exigiria energia infinita para se mover).

VER MAIS:


Fontes: BBC e Live Science

Imagens: Domínio Público, via Wikimedia Commons e RR Auction