Inicio

Caso de homem que segurava bandeira nazista na sacada é investigado em SC

Vídeo registrando a apologia ao nazismo em Florianópolis viralizou nas redes sociais
Por History Channel Brasil em 17 de Maio de 2021 às 13:44 HS
Caso de homem que segurava bandeira nazista na sacada é investigado em SC-0

A Polícia Civil investiga o caso de um um homem que apareceu segurando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento no Centro de Florianópolis (SC). Um vídeo registrando a situação, que teria acontecido na semana passada, viralizou nas redes sociais. O episódio também é acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) do Ministério Público de Santa Catarina.

Apologia ao nazismo é crime

De acordo com a polícia, ainda não é possível passar maiores informações sobre o caso, mas  as providências estão sendo tomadas. Em nota, o MPSC informou que a propagação do ideário nazista é um crime que "precisa ser combatido com firmeza".

Em uma postagem no Twitter, o prefeito da capital catarinense, Gean Loureiro, afirmou que “nazistas não são bem-vindos em Florianópolis”. “Sobre o ato nazista, registrado em vídeo, recebi informação de que o suposto autor tem problemas psiquiátricos e que a família já está intervindo. Solicitei ao meu secretário de Segurança investigação com autoridades competentes”, completou.

Pela lei brasileira, apologia ao nazismo é crime. Nem é necessário haver atos de violência ou incitação direta à violência para que o delito ocorra. O código penal prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

VER MAIS:


Fontes: G1 e ND+

Imagem: Redes sociais/Reprodução