Inicio

Centro da Via Láctea pode abrigar inúmeros buracos negros

Por History Channel Brasil em 10 de Abril de 2018 às 14:58 HS
Centro da Via Láctea pode abrigar inúmeros buracos negros-0

Um grupo de pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, anunciou recentemente a descoberta de uma dúzia de buracos negros localizados no centro da Via Láctea, nas imediações do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A. O fenômeno parece apoiar a hipótese de que os grandes buracos negros do centro das galáxias poderiam estar rodeados de corpos similares de menor tamanho. 

Vídeo relacionado:

Para realizar essa descoberta, os cientistas utilizaram dados compilados pelo Observatório Chandra de Raios X da NASA, em órbita há quase duas décadas, que detectou, durante esse tempo, uma dúzia de sistemas estelares binários, nos quais um de seus componentes era um buraco negro. “Conhecemos somente cerca de 60 buracos negros em toda a galáxia”, explicou Charles Hailey, líder da equipe de Columbia, “mas calcula-se que existam entre 10.000 e 20.000 desses corpos em uma região de apenas seis anos-luz”. 

Os especialistas esperam que o novo método de exploração espacial utilizado nesta investigação permita detectar muitos mais desses enigmáticos corpos celestes.  

Fonte:  BBC 

 Imagem: PatinyaS/Shutterstock.com