Inicio

Chuva de estrelas Táuridas vai alcançar seu esplendor máximo esta noite

Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2014 às 13:48 HS
Chuva de estrelas Táuridas vai alcançar seu esplendor máximo esta noite-0

Após a chuva de meteoros das Oriônidas, que teve atividade máxima no dia 21 de outubro, acontece mais uma das principais chuvas de estrelas deste ano: a de Táuridas. De acordo com a IMO (International Meteor Organization), da noite de 4 de novembro até a madrugada de 5 de novembro, será possível observar o momento de maior intensidade da chuva de estrelas conhecidas como as Táuridas do Sul.

Embora essa chuva, assim como a das Táuridas do Norte, seja visível de qualquer ponto do planeta, a região mais beneficiada será o hemisfério norte, especialmente a Europa. Porém, os habitantes da América do Norte, do Ártico, de praticamente toda a Ásia, de grande parte da África, da zona setentrional da América do Sul e de ilhas menores da Oceania poderão contemplar alguns meteoros, que, apesar de poucos, vão passar devagar e com muito brilho, sendo observáveis a partir do momento em que a Lua surgir no céu até o amanhecer.

Ainda que o momento de maior atividade ocorra entre a noite do dia 4 e a manhã de 5 de novembro, a chuva das Táuridas do Sul começou no dia 1º de outubro e se estenderá até 25 de novembro. Seus meteoros vêm do cometa Encke, iluminando a constelação de Touro. Encke é um corpo celeste que cumpre sua órbita ao redor do Sol a cada três anos, se destacando como o cometa de órbita mais breve já conhecido. As enormes bolas de fogo, que poderão ser observadas graças aos seus detritos, serão um espetáculo inesquecível.

Fonte: earthsky.org